Saturday, January 20, 2007
O setor mundial de música independente, que produziu artistas como os Arctic Monkeys, se uniu para lançar uma agência para garantir acordos de licenciamento com veículos de mídia emergentes, como MySpace e YouTube.

O lançamento do grupo, chamado Merlin, aconteceu na conferência anual da indústria da música, MidemNet, e deve se tornar, segundo seus partidários, o "quinto maior" do setor.
A iniciativa segue o rápido crescimento da popularidade de sites como YouTube, em que os fãs divulgam vídeo clips com músicas escolhidas sem a permissão dos donos dos direitos de copyright.

O setor de selos independentes representa 30 por cento das músicas vendidas em todo o mundo. O restante está dividido entre quatro grandes --Universal Music, da Vivendi; Sony BMG, grupo EMI e Warner Music.

O Merlin informou que o objetivo é retificar a posição de "primo pobre" nos acordos oferecidos anteriormente para os selos independentes e que vai enfrentar o "crescente pressuposto de que, para os veículos de mídia emergentes, apenas as quatro grandes precisam ser licenciadas".
O executivo-chefe do grupo, Charles Caldas, ex-dirigente da maior distribuidora de música e entretenimento independente da Austrália, disse que já começou as conversações com as novas companhias de mídia.

"A forma de apartheid de copyright que atualmente é usada para avaliar os direitos dos independentes é inaceitável", afirmou em nota.

"O Merlin vai capacitar os independentes de todo o mundo a participar dos novos modelos de licenciamento e renda em termos competitivos.

Alison Wenham, presidente da World Independent Network, disse em entrevista coletiva em Cannes que a agência vai permitir que os selos independentes alcancem a paridade uns com os outros e com os "quatro grandes" na obtenção de uma participação justa na renda gerada pelos novos modelos de negócios.

Além da questão dos direitos autorais, os selos musicais estão atualmente tendo que enfrentar a
pirataria e a competição pelos gastos do consumidor. Acredita-se que as vendas mundiais de música tenham sofrido uma redução de cerca de três por cento em 2006.

Wenham disse que o grupo será uma organização sem fins lucrativos e sem financiamento governamental, com sede em Londres. O Merlin já recebeu o apoio de organismos do setor da Europa, Canadá, Brasil, Nova Zelândia e Austrália.
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Eu realmente não sei se eu comemoro o fato de que os selos independentes vão se juntar e ajudar a espalhar a música independente pelo mundo ou se fico com raiva pelo fato de estarem tranformando a música independente em produto. Mas vamos equilbrar os fatos: a música independente já é divulgada no mundo inteiro pela internet, mas não é esse o caso. O caso é que eles estão indo atrás dos direitos deles sobre as músicas, eles querem a parte da grana que deveriam estar recebendo,afinal os independentes dominam juntos 30% do mercado mundial da música.Já o fato de estarem tranformando a música independente em produto já não é novidade, mas acho que nunca foi feito com tal intensidade.Equilibrando os fatos,já não acho que eles estejam querendo transformar em produto as bandas independentes,porque afinal eles têm que sobreviver também.
Não,esta não é a morte do underground,não ainda,pois os selos independentes vão deixar de ser independentes e vão vir a público outros que vão tomar as rédeas no cenário underground.Vamos ter que sentar e esperar para ver o que acontece.
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Independent music labels form joint license agency

The world's independent music sector which has produced such artists as the Arctic Monkeys, has grouped together to launch an agency to secure licensing deals with emerging media such as MySpace and YouTube.

The group, called Merlin, was launched at the annual MidemNet music industry conference with its backers saying it would become the "fifth major" in the industry.

The launch follows the rapid growth in popularity of sites like YouTube, where fans post video clips carrying their choice of music without permission from copyright holders.

The independent record label sector makes up for 30 percent of the music sold worldwide, with the rest from the four majors -- Vivendi's Universal Music, Sony BMG, EMI Group and Warner Music.

The group said it would aim to rectify the "poor cousin" status of deals previously offered to independent labels and will address the "growing assumption that, for emerging media, only the four majors need to be licensed, with the rest free to air."

Merlin Chief Executive Charles Caldas, a former head of Australia's largest independent music and entertainment distributor, said he had already begun talks with new media companies.

"The form of copyright apartheid currently being applied to the value of independent rights is unacceptable," he said in a statement.

"Merlin will enable independents around the world to participate in new licensing and revenue models on competitive terms."

Alison Wenham, president of World Independent Network, told a news conference in Cannes the agency would allow independent labels to achieve parity with each other and with the majors in getting a fair share of the revenues being generated by new business models.

As well as copyright issues, music labels are currently having to cope with music piracy and competition for consumer spending. Global music sales are expected to be down around three percent for 2006.

Wenham said the group would be a non-profit, privately-funded organization, based in London. It has already received backing from trade bodies in Europe, Canada, Brazil, New Zealand and Australia.
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I really dont know if I cheer for the fact that the independent labels will form joint license agency and help to spread the independent music all over the world or if I am angry for the fact that they are turning the independent music on product to sell.But we have to analyze the facts:the independent music is being spread by the internet,but its not the case.The case is that they are looking for their rights,they want the money they were to receive,because the "independents" makes togheter 30 per cent of the music sold worldwide.The other fact is that they are turning the "independents" to products,but its not actual,by the way I think that never had this intensity.Analyzing the facts,I dont think that they are trying just to make money with underground bands,because the bands have to pay bills too.
No,thats not the underground death,not yet,cause the independent labels wont be independents more and they will dominate the underground scene.We just have to sit and wait to see what gonna happen.
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Fontes: Reuters;MSN
 
posted by lucasdc at 5:48 PM
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