Friday, December 08, 2006
Sub-solo Rock:Como vocês se sentiram fazendo a versão de "A Minha Menina" do Jorge Ben[para o MTV Apresenta], assim como Os Mutantes?

Fabio Elias: Essa música é muito legal! Adoramos tocá-la nos shows, pois é muito divertida e a moçada curte muito. Fizemos nossa versão para esse clássico da música brasileira e todos aprovaram. A receptividade do público foi imediata. E fomos além! Inserimos um trecho de “Oração de um Suicida” de Pedro e Paulo Leminski, que deu um diferencial a mais na música. Conseguimos unir Jorge Ben, Os Mutantes, Blindagem e Leminski numa única canção! Só isso já faz sentir uma alegria e um orgulho imenso desse ‘resgate’ de “A Minha Menina”.

Emanuel Moon: Era uma música que a gente cantava andando pela rua ... até que demoramos pra começar a tocar ela, até o dia que o Fabio emendou o Blindagem no meio do show e eu e o Ricardo fomos atrás. Aí fechou!

SSR:Como foi para acontecer o show?

Fabio Elias: Vínhamos de um lançamento de um cd chamado “As Histórias São Iguais” em 2003 e dele fizemos 2 clipes: “Nunca Mais” e “Garoa e Solidão”, os ‘hits’ do disco. Sempre íamos na emissora, em SP, levá-los para o pessoal assistir. E ambos foram aprovados, também pelo público, passando com certa freqüência. Logo eles convidaram a banda a participar do projeto “Mtv Apresenta” e topamos na mesma hora! Um selo aqui de Curitiba e uma distribuidora de São Paulo entraram na jogada e pudemos concretizar esse grande sonho. E eles na Mtv sabem muito bem da nossa longa trajetória no meio independente; de todos os festivais que tocamos, dos discos que já lançamos... sempre ‘abastecemos’ eles de informações sobre a banda, todos esses anos.

SSR:Quais são as influências do Relespública?

Fabio Elias: São inúmeras! Mas as principais são o rock brazuca dos anos 80 (Ira!, Titãs, Ultraje à Rigor, Paralamas do Sucesso, Camisa de Vênus, etc) que ouvíamos nas rádios quando moleques, as grandes bandas de rock dos anos 60 (The Beatles, The Rolling Stones, The Who, The Kinks, Small Faces...) e o punk rock dos anos 70 (The Jam, Sex Pistols, Ramones, The Clash, Undertones, Buzzcocks e por aí vai...). Não posso deixar de citar também Elvis, Buddy Holly, Chuck Berry... os inventores desse tal de Rock’n’Roll !!! Ah! E gostamos das bandas novas, que vieram depois de nós, como Strokes, Hives, Magic Numbers, Cachorro Grande, Faichecleres...

SSR:Qual é o estilo musical de vocês.Ou não tem um definido?

Fabio Elias: Somos uma banda de rock’n’roll sem preconceitos contra os variados ritmos e estilos. Como você pôde notar, gostamos de todas as fases do rock!

Emanuel Moon: Estamos no Brasil, ano 2006, já ouvimos de tudo, já vimos bandas tentarem fazer de tudo, e enquanto misturam rock com maracatu, forró, hip-hop ou o que quer que seja, nós continuamos comendo a “carne crua”.


SSR:Soube que vocês são fãs do Nasi.Como foi a experiência de gravar e tocar com ele?

Fabio Elias: Sabe aquela história do fã subir no mesmo palco que o ídolo? Foi exatamente isso que rolou! Caramba! Íamos nos shows do Ira! e ficávamos na fila do gargarejo cantando todas as músicas, entrávamos no camarim depois do show tietar e trocar idéias e acho que eles notaram que éramos um grupo de verdade, pois sempre levávamos demos, compactos, etc pra eles.
Daí surgiu uma amizade bacana com todos da banda. Quando começamos a ensaiar para gravar o “As Histórias ...” eu cheguei pro Edgard Scandurra e pedi pra gravarmos “ A Fumaça é Melhor que o Ar”, uma das primeiras composições deles que eles nunca haviam gravado em nenhum disco. Ele liberou na hora e o Nasi, que estava ali por perto, falou: - Vão gravar essa aí, é? Então eu vou cantar!
Nossa meu! Sabe o que é isso? Fiquei meio bobo na hora e não acreditava que ele iria participar do nosso disco! Daí pra frente foram muitos shows como “Nasi & Reles”, viajamos bastante com ele, que nos ensinou muitas coisas e foi sensacional no DVD e tudo mais o que rolou! Tá sendo ainda!
Valeu Nasi, Edgard e todos do Ira! Seremos os eternos fãs agradecidos!

SSR:Essa é para o Emanuel..."Moon" é seu sobrenome ou é inspirado em Keith Moon do "The Who"?

Emanuel Moon: Pois é, quando começamos a tocar éramos The Who até o osso !!! Eu misturava baterias para usar dois bumbos e chutava tudo no final enquanto o Fabio quebrava suas Gianninis. E os amigos começaram a me chamar de Moon que eu acabei adotando como homenagem, sem qualquer pretensão de me comparar com ele. É muito legal que hoje bastante gente conhece o The Who e muitos bateristas idolatram o Keith Moon, pois quando começamos no início dos anos 90 não era bem assim. Sem internet e com os discos importados sendo caros e difíceis de achar, os fãs de The Who formavam um grupo muito pequeno, tanto que a gente se surpreendia quando conhecia alguém que gostava de Who e ainda por cima sabia o que era Mod. E entre os bateristas, o Moon ainda tinha o ridículo estigma de que não tocava no tempo!?!?!?! Seja bem vinda a internet!!!
 
posted by lucasdc at 1:22 PM
1 Comments:


At 12:13 PM, Anonymous Anonymous

valeu pela entrevista, Lucas!
rock'n'roll!!!
grande abraço
Fabio Elias

 


Powered by Blogger

free hit counter javascript Blogarama - The Blog Directory BlogBlogs.Com.Br online